GREDOS COMO TE QUERO!

2018.01.01 | ESCALADA ALPINA

Para variar as viagens para a montanha têm sempre duas características: muita vontade de ir e poucos dias para usufruir. Esta não foi excepção. Entre combinações, preparações e viagem parece que dormimos 3 horas.

Decidimos ir, mais uma vez, para Gredos. Gredos é como diria o Killian Jornet o “Backyard”, o jardim das traseiras. A diferença e que ele refere-se aos Alpes e nós a Gredos. Gredos é como um parque de diversões que podes treinar tudo: trekking, corredores, escalada em gelo, escalada em rocha, é só escolher. Estas características e estar a cerca de 5 horas de casa faz de Gredos uma porta de entrada incrível para quem quer dar os primeiros passos no Alpinismo.

Desta vez tínhamos uma missão que nunca tínhamos feito: sair da plataforma, subir ao Morezón (2389m), cruzar até aos Três Hermanitos, descer mesmo abaixo dos Três Hermanitos e juntar ao corredor de Los Machos, chegando assim ao refúgio. Mas não era só isto, queríamos também subir ao Almanzor. Tínhamos apenas um problema. Tínhamos menos de 48h para sair de Portugal, fazer o que tínhamos a fazer e voltar.

Assim foi, a equipa composta por mim, Pedro dos Santos (Aka Petit), meu irmão, João dos Santos e um grande amigo André Antunes. Saímos às 3:02 da manhã e Às 10h25 da manhã depois do pequeno almoço e já equipados, começamos o Trek. O trekking até ao Morezón é simples, nada técnico e tem várias hipóteses para atingir o cume. Não erámos os únicos e fomos com calma. Ao 12h40 tínhamos atingido o cume. Desfrutámos durante 30 minutos e partimos. Percorremos a aresta lateral que nos levava até aos três Hermanitos. Passamos por El Enano, La Ventana e La Campana. O terreno aqui já exige alguma atenção. Não é extremamente difícil mas é necessário ir com atenção ao percurso e algumas partes mais técnicas principalmente após a La Ventana tem um destrepe mais exposto. Nunca tínhamos feito o percurso e íamos com calma a desfrutar.

Chegámos ao Refúgio e encontramo-nos com amigos portugueses que também tinham ido desde o Porto. Jantámos, conversámos um pouco e determinámos a estratégia. No dia seguinte às 6h da manhã sairíamos do refúgio da Laguna Grande em direcção ao Almanzor (2592m). Na manhã seguinte o outro grupo português saiu mais cedo e acabámos por nos encontrar antes do canal que leva à Portilla do Crampón. Seguimos juntos. A Portilla não se apresentava muito técnica, no entanto, pela sua exposição, necessita sempre de cuidados e atenção redobrados. Ao chegar ao último ressalto antes do cume este sim encontrava-se “tricky”, delicado. Apresentava gelo e com necessidade de protecções naturais. Eu, subi primeiro e ultrapassando o último ressalto, utilizei a plaquete que se encontra no cume para dar segurança de cima ao resto da cordada. Aqui, embora o tempo estivesse bom, com o sol a bater-nos na cara, o vento fazia-se sentir e dava vontade de colocar o casaco 😛

Atingimos o cume às 9h42 e ficámos até às 10h20. Deu para tirar umas fotos, comer alguma coisa para repor energias e iniciar a descida. Como diz o ditado, a descer todos os santos ajudam e é por isso que temos de ir com mais cuidado!

Começámos a descer, saímos do cume com rappel, cruzámos até à Portilla e começamos a baixar.

Logo abaixo da Portilla do Crampón existe um corredor de 50º de inclinação.  Decidimos que era altura de voltar a subir. Devido às condições da neve e às horas mais avançadas, as condições da neve não tornava o corredor muito técnico e a progressão era simples. Depois desta pequena aventura, descemos até ao refúgio, arrumámos tudo, bebemos uma daquelas bebidas que dão energia compradas no Refúgio e desfrutámos sentados a olhar para a montanha! Às 13h30 estávamos a caminho do carro para podermos chegar a casa em segurança às 21h30.

Foi sem dúvida uma actividade Sprint mas com um sentimento de missão cumprida e projectos por terminar em Gredos.

Gredos como te quero!

 

Texto: Petit
Fotos: João, Petit e André

AVENTURAS RELACIONADAS

© 2020 Rokomondo - All rights reserved.

 Termos de Utilização  |  Política de Privacidade

Precisas de Ajuda? 😊

Podes enviar um email e responderemos logo que possível.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account